segunda-feira, 22 de março de 2010
David Llewelyn Wark Griffith
David Llewelyn Wark Griffith (1875 -1948), mais conhecido como D.W. Griffith, foi um ator e diretor americano. Suas inovações técnicas no cinema foram muito importantes para a criação da linguagem cinematográfica como a conhecemos hoje. Após tornar-se ator, foi contratado para trabalhar em uma companhia de cinema, onde dirigiu seu primeiro filme, “As Aventuras de Dollie” (1908).
Mas foi o antológico filme “O Nascimento de Uma Nação” (1915), criticado filme ambientado na guerra de secessão americana, que mostrou nas telas a personalidade própria que Griffith deu ao cinema, introduzindo novidades como os movimentos de câmara, as ações paralelas e as tomadas em primeiro plano. Tanto que, para a maioria dos críticos de cinema, ele foi o “Criador da Linguagem Cinematográfica”.
Outro grande sucesso produzido foi “Intolerância” (1916), considerado um dos marcos da história cinematográfica e a maior obra prima do cinema mudo, além de ter sido um filme de investimento colossal para a época em que foi produzido. Inspirado no épico revolucionário italiano “Cabiria” (1914) do diretor Giovanni Pastrone, o filme apresenta quatro histórias distintas, mas paralelas, que mostram a intolerância da humanidade, durante quatro diferentes períodos da história mundial.
http://www.youtube.com/watch?v=a9UPOkIpR0A (O nascimento de uma nação)
http://www.youtube.com/watch?v=vkyvaYtlEP0 (Intolerância)
Nenhum comentário:
Postar um comentário